INÍCIO > Especiais > Crise no Iraque



"A coalizão voltará para casa assim que o povo iraquiano tenha escolhido um governo."
Mike O'Brien, secretário de Estado para as Relações Exteriores da Inglaterra
O dia-a-dia da guerra
Veja um resumo do que
aconteceu no Oriente-Médio

Psicóloga A guerra como exercício do aprender
Celso Antunes escreve sobre como é possível e desejável que os educadores usem a guerra como ferramenta de ensino.

Psicóloga A TV e a guerra
Direto de Boston (EUA) a psicóloga Andréia Schmidt fala sobre a influência da guerra nas famílias e no dia-a-dia dos norte-americanos.

O suicídio químico e biológico
Mesmo que tenha um arsenal de armas químicas e biológicas, o Iraque dificilmente fará uso dele, pois a reação das forças aliadas poderia ser de uma agressividade “espetacular”. Ainda assim, governos no mundo inteiro temem ataques terroristas que utilizem o vírus da varíola e o antraz.

O Alvo
O Atlas Interativo traz muita informação sobre o Iraque: sua divisão política, as zonas de exclusão aérea estabelecidas pela ONU, as áreas produtoras de petróleo e como as forças militares estão distribuídas na região do Golfo Pérsico.

O fracasso da diplomacia
A crise no Golfo Pérsico ameaça a unidade dos países que formam a base das Nações Unidas. O bloco liderado pela França questiona se a melhor saída para a crise seria um conflito armado e, com isso, põe em risco a hegemonia americana sobre as decisões da ONU.

Guerra ensaiada
A notícia comentada de setembro de 2002 mostra como o governo dos EUA preparava uma nova investida contra o Iraque logo após sua vitória sobre o Talebã e o Al Qaeda no Afeganistão e aponta algumas das razões para o conflito.

O Iraque de Saddam
Durante a década de 80 o Iraque de Saddam Hussein chegou a ser uma das três maiores potências militares do Oriente Médio, desenvolvendo até mesmo um projeto de armas nucleares. Conheça mais sobre a história desse país e dos conflitos em que esteve envolvido desde a subida do ditador ao poder em 1979.

A guerra na sala de aula
Veja a opinião da psicóloga Andréia Schmidt sobre a realidade da guerra nas escolas norte-americanas e seu impacto na vida de crianças e adolescente dos EUA.

Principais conflitos no Oriente Médio
Há muito tempo, de tempos bíblicos o Oriente Médio tem sido palco de infindáveis conflitos. O portal lista os principais conflitos que envolveram a região nas últimas décadas, fazendo um panorama de seus motivos e conseqüências.

O dia em que o mundo parou
Os atentados de 11 de setembro despertaram a fúria norte-americana contra os fundamentalistas islâmicos e criaram nos EUA uma nova política, chamada de "guerra preventiva", que permite ao governo Bush atacar todo e qualquer inimigo em potencial com o intuito de se defender.
   início
 minha página
 índice
Pesquisa rápida:
Conselho de Segurança
Estados Unidos X Iraque
Arsenal de guerra
Conflito no Oriente Médio
Patrimônio arqueológico ameaçado
Banco de imagens:
Bush
Saddam
Bandeira dos EUA
Bandeira do Iraque
Mapa do Iraque
Fórum
Discuta a guerra no Iraque



Copyright © 1999-2021. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.

Termos de uso | Quem somos