Links
Orientações Pedagógicas
Livros
Filme

Origem das espécies: uma biografia
Autor: Janet Brown
Essa biografia mostra a história por trás da obra mais famosa de Darwin, A origem das espécies, publicada em 1859. De fácil leitura, procura apresentar o percurso seguido por Darwin até o lançamento do livro e seu impacto científico e social, não só na Inglaterra, onde foi originalmente publicado, mas também em outros países e em outros autores europeus. A autora, Janet Brown, é considerada uma das maiores biógrafas de Darwin. E olhe que há muitas biografias importantes e boas sobre ele!

Darwin: a vida de um evolucionista atormentado
Autor: Adrian J. Desmond e James Moore
Esse livro mostra aspectos da história social, econômica e política da Inglaterra que influenciaram a visão científica de Darwin. A biografia mostra também o desenvolvimento do pensamento do naturalista inglês sobre a Teoria da Evolução ao longo de sua vida.

Darwin e os grandes enigmas da vida
Autor: Stephen Jay Gould
Livro escrito por um dos maiores divulgadores de Darwin nas últimas décadas do século XX, Stephen Jay Gould. O livro é composto por vários artigos, publicados originalmente em jornais norte-americanos, que mostram o contexto histórico e científico no qual a Teoria da Evolução nasceu, além de indicar muitas das suas consequências psicológicas, sociais e científicas. De fácil leitura, privilegia não só a dimensão científica da Teoria da Evolução, mas também seu impacto na vida de Darwin e de outros cientistas, além de discutir sua aplicabilidade na sociedade atual.

O gene egoísta
Autor: Richard Dawkins
Escrito pelo zoólogo Richard Dawkins, esse livro é considerado um dos mais polêmicos da história da biologia depois de A origem das espécies. Publicado pela primeira vez em 1976, a ideia geral de Dawkins é mostrar que o comportamento da espécie humana e de outras espécies animais tem um importante componente genético. Ele entende o gene como o nível fundamental da seleção natural.

O bico do tentilhão
Autor: Jonathan Weiner
Cento e cinquenta anos depois de Darwin passar pelo arquipélago de Galápagos, o casal de biólogos Peter e Rosemary Grant voltou a essas ilhas para estudar tentilhões (um tipo de pássaro) das espécies que Darwin coletou. O casal desenvolveu um estudo durante mais de 40 anos, com técnica e instrumentos de pesquisa bem superiores aos que Darwin usou em sua época. Mas a conclusão a que o casal chegou foi surpreendentemente parecida à do cientista inglês: com o passar das gerações, as espécies tendem a mudar, ao sabor das modificações ambientais, que mudam a direção em que a seleção natural atua. Escrito pelo jornalista Jonathan Weiner, o livro também mostra as implicações da teoria de Darwin para a vida em sociedade.



Copyright © 1999-2020. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.

Termos de uso | Quem somos