De menino de rua a defensor dos direitos das crianças

Você já imaginou como seria, em plena adolescência, ter de sair de casa para morar na rua por não agüentar as constantes brigas de seus pais? Pois é, infelizmente essa é a realidade de milhares de jovens brasileiros. E, ao tomarem essa atitude, eles acabam por estreitar suas chances de receber educação e ter um futuro melhor.

Algumas dessas crianças e adolescentes, porém, têm a sorte de reverter essa situação e dar a volta por cima. É o caso de um garoto de Belo Horizonte (MG), Wanderson Dias de Oliveira. Por conta da dureza que foi sua vida nas ruas da capital mineira, Wanderson sabe exatamente o tempo que esteve fora de casa. “Vivi na rua durante um ano e sete meses. Fugi de casa porque havia muita briga lá”, conta. Para sobreviver, ele pedia esmolas e lavava carros.

Wanderson acabou encontrando seu irmão, que também fugia dos pais constantemente. Voltaram para casa, e a mãe, depois de algumas tentativas em órgãos públicos, resolveu levar os meninos à ONG Circo de Todo o Mundo. “Isso mudou minha vida”, diz Wanderson.

Ele voltou para casa, retornou à escola e tornou-se artista de circo. Sua trajetória e determinação chamaram a atenção dos coordenadores da ONG, que o indicaram para compor o júri de outra organização, a Children’s World. “Um dia, sem aviso nenhum, ligaram para mim dizendo que eu havia sido escolhido”, conta Wanderson. A partir de então, como integrante do júri internacional do Prêmio das Crianças do Mundo, além de ir à Suécia e escolher os vencedores da premiação, Wanderson visitou muitas escolas no Brasil todo, a fim de explicar aos alunos sobre o prêmio e os direitos das crianças e dos adolescentes. “Representar o Brasil foi algo que eu nunca esperei que acontecesse comigo”, diz.

>> Conheça melhor o trabalho de Wanderson no júri internacional do Prêmio das Crianças do Mundo lendo a entrevista que ele deu ao portal em 2001.

   

 

 

 
   

 

 





Copyright © 1999-2020. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.

Termos de uso | Quem somos