INÍCIO > Prêmio das crianças do mundo 2005

início
minha página
índice
Introdução
  Como participar
Inscrição
  O que é o prêmio?
  Dicas para o professor
  O que é a ONG Children´s World?
  Vencedores 2005
 ::JÚRI:::
Railander Pablo Freitas de Souza
 ::CANDIDATOS:::
Nelson Mandela e Graça Machel — África do Sul - 001
Ana Maria Marañon de Bohorquez — Bolívia - 002
Mães de Santa Rita — Quênia - 003

Milhões de crianças do mundo participaram da votação

O Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança consiste em dois prêmios: o Global Friends’ Award (Prêmio dos Amigos Mundiais), que é decidido por meio de uma votação com crianças de todo o mundo, e o World’s Children’s Prize (Prêmio das Crianças do Mundo), cujo vencedor é selecionado por um júri internacional infantil formado por crianças de 15 países que já foram escravas na lavoura ou em bordéis, soldados ou moradoras de rua.

Alunos de centenas de escolas participaram da votação mundial, e as instituições de ensino brasileiras plugadas ao Educacional utilizaram, para isso, uma urna eletrônica disponibilizada pelo portal.

Foram 2.388.281 votos de crianças de todo o mundo, que recompensaram a intensa luta do casal Nelson Mandela e Graça Machel — África do Sul e Moçambique — dando a eles o Global Friend’s Awards deste ano.

O prêmio foi uma homenagem a Mandela por seu trabalho em prol da liberdade e igualdade de direitos das crianças sul-africanas, seu apoio àquelas que se encontram em situação de risco e sua defesa dos direitos dos pequeninos. Graça Machel, sua esposa, foi recompensada por seus vinte anos de luta, em que conseguiu, por exemplo, assegurar às meninas o direito à escolaridade.

O casal se sentiu lisonjeado com o resultado: “Sermos eleitos os melhores amigos das crianças do mundo pelas próprias crianças é a maior recompensa que poderíamos receber. O prêmio nos confere uma responsabilidade ainda maior no trabalho de colaborar para construir um mundo onde as crianças sejam mais amadas, valorizadas e tratadas com respeito”, disse Machel.

Já o World’s Children’s Prize foi dado às Mães de Santa Rita, do Quênia, que são vinte mulheres de pequenas comunidades que ajudam crianças que ficaram órfãs por causa da aids. Railander Pablo Freitas de Souza foi o brasileiro que as escolas plugadas ao Educacional ajudaram a escolher para representar nosso país no Júri Internacional que concedeu o prêmio a essas mães, que, mesmo sem ter muito, doam o que podem às crianças e já sabem o que farão com o dinheiro que receberam: “Em nossas comunidades, as necessidades são enormes. Diariamente, morrem mães e pais, deixando seus filhos sozinhos. O prêmio nos permite prestar ajuda às crianças que não estavam ao nosso alcance. Agora, elas poderão ter um futuro”, afirma Bernadette Otieno.

O Prêmio de Honra das Crianças foi entregue a Ana Maria Marañon Bohorquez, da Bolívia, que, apesar de estar em uma cadeira de rodas desde os 2 anos de idade, luta há quase trinta pelas crianças de rua da cidade de Cochabamba. “A nomeação renovou meu ânimo para seguir lutando pelas crianças necessitadas da Bolívia”, declarou Ana Maria.

 






Copyright © 1999-2021. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.

Termos de uso | Quem somos